1545Visualizações |  Like

INTERNACIONALIZAÇÃO E EMPREGABILIDADE

A EEG tem, atualmente, e no conjunto dos três ciclos de estudos, aproximadamente 2400 alunos: cerca de 1400 alunos de licenciatura, 800 alunos de mestrado e mais de 200 alunos de doutoramento. A procura dos cursos tem ultrapassado, largamente, a oferta de vagas. A qualidade dos candidatos, e dos colocados é, em geral, muito elevada, o que posiciona a EEG-UMinho, claramente, entre as melhores escolas do país nas áreas da Administração Pública, das Relações Internacionais, da Ciência Política, da Economia e da Gestão. A EEG-UMinho assume no seu Plano Estratégico, em coerência com o Plano Estratégico da UMinho, o objetivo do crescimento sustentado da sua oferta educativa, em particular via oferta não graduada (UMinhoExec) e internacionalização.

O desafio da internacionalização é, aliás, o grande desafio dos próximos anos. Por um lado, promovendo a atração de alunos internacionais, via programas de intercâmbio ou via o novo estatuto de aluno internacional. Por outro lado, e não menos importante, capacitando melhor os graduados da EEG-UMinho para o mercado de trabalho global. Nesse sentido, a promoção da língua inglesa, quer em unidades curriculares isoladas, quer na oferta de cursos integralmente em inglês, tem vindo a ser reforçada. A EEG-UMinho oferece ainda a todos os seus alunos de licenciatura a possibilidade de frequentarem um curso de inglês de forma gratuita.

A promoção da empregabilidade é outro vetor fundamental para a EEG-UMinho. A promoção da empregabilidade assenta nas seguintes ações: i) promoção de competências transversais através do EEG Generating Skills; ii) desenvolvimento do programa de estágios EEG Going Pro; iii) criação de uma bolsa (on-line) de emprego e de estágios; iv) criação do Observatório da Empregabilidade dos nossos graduados e da rede Alumni EEG. Estes programas estão em fases diversas de desenvolvimento conjugando-se para a promoção dos graduados da EEG-UMinho junto dos empregadores.

Artur Rodrigues

Presidente do Conselho Pedagógico da EEG/UMinho